Como Funciona
Escolha seu curso ou sérieRealize a busca e encontre sua bolsa de estudo para Escola ou Faculdade.
Realize sua pré-matrículaFaça sua pré-matrícula e estude com bolsa até o fim do curso.
Economize nas mensalidades Agora é só passar no processo seletivo e concluir sua matrícula.

Empresa sólida no setor educacional com mais de 15 anos de experiência

Mais de 500 mil alunos beneficiados com bolsas de estudo do Educa Mais Brasil

Certificado RA 1000 no Reclame Aqui.Excelência no atendimento

Educação Básica

Nesta página você pode tirar as suas dúvidas sobre Educação Básica: quais são as suas etapas? Qual a idade ideal, de acordo com o Ministério da Educação para cada série? É possível fazer a Educação Básica a distância? Estas e outras perguntas são respondidas aqui. Boa leitura!

O que é Educação Básica?


Também conhecida como Ensino Básico, a Educação Básica é voltada para o atendimento das necessidades básicas de aprendizagem das pessoas, conforme definido na Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Ela é o primeiro nível do ensino escolar no Brasil, e abrange, formalmente, crianças e jovens dos quatro aos 17 anos, mas adultos de todas as idades podem ter acesso ao ensino básico, através do EJA – Educação para Jovens e Adultos.

A Educação Básica é dividida em dois estágios: a Educação Primária ou Primeiro Estágio, onde se insere a aprendizagem básica da leitura, escrita e operações matemáticas mais simples; e a Educação Secundária ou Segundo Estágio, caracterizada pela consolidação da leitura e da escrita, além do desenvolvimento do conhecimento e da compreensão acerca da história, meio social e outros aspectos da sociedade.


Objetivos da Educação Básica


A finalidade da Educação Básica é oferecer aos alunos uma formação indispensável para que eles possam exercer sua cidadania e progredir nos níveis pessoal, acadêmico e profissional, contribuindo, dessa maneira, para a redução das desigualdades sociais. Ela deve ter como base princípios como: equidade, valorização da diversidade, democracia, qualidade, acessibilidade, igualdade e também os direitos humanos.

Ao todo, são 14 as séries da Educação Básica, divididas em Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – 9.394/96). Falamos um pouco destas etapas do ensino básico logo abaixo.


Etapas da Educação Básica


- Ensino Infantil: também conhecido como Educação Infantil, esta é uma das etapas mais importantes para a formação de crianças. A proposta pedagógica da educação infantil se baseia na utilização de jogos e brincadeiras, para promover o desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos pequenos estudantes. Formalmente, participam do ensino infantil crianças de 4 e 5 anos, mas creches e escolas podem receber bebês de 0 a 3 anos, se assim desejarem os pais.

- Ensino Fundamental I: denominado também de Ensino Fundamental: anos iniciais, ele é a etapa seguinte à Educação Infantil. De acordo com o Ministério da Educação – MEC, devem estar matriculadas no Ensino Fundamental I crianças de seis a dez anos de idade, e elas devem aprender a ler e escrever, obrigatoriamente, no 1º ano do ensino fundamental.

- Ensino Fundamental II: desde 2008 o ensino fundamental é dividido em dois, e o Ensino Fundamental: anos finais abrange do 6º ao 9º ano, oferecendo aos estudantes desafios mais complexos, e a oportunidade de aprofundar os conhecimentos obtidos no Ensino Fundamental I. Nesta etapa há uma variedade de professores, o que contribui com o desenvolvimento da independência, autonomia, organização e do senso de responsabilidade dos jovens.

- Ensino Médio: esta é a última das modalidades da Educação Básica brasileira, e é composta por três séries. Aqui, os adolescentes de 15 a 17 anos se preparam tanto para o ingresso no ensino superior ou técnico, tanto para o mercado de trabalho. Nesta fase eles já possuem bastante independência e estão aptos para tomar suas próprias decisões, ou seja, toda a sua evolução e futuro acadêmico e profissional estão em suas mãos.

Confira a seguir quais as séries e idades ideais de cada uma das etapas da Educação Básica:



Educação Básica a Distância


Atualmente, no Brasil, somente os cursos técnicos e superiores têm autorização do Ministério da Educação – MEC para oferecer aulas na modalidade EAD – Ensino a Distância. No entanto, já é debatido pelo governo federal a possibilidade de escolas que atuam com o ensino básico oferecerem aulas a distância, por meio da internet.

No entanto, o EAD ainda é visto com desconfiança por muitos brasileiros, e a ideia de crianças e adolescentes estudarem por meio desta modalidade é bastante criticada. Por enquanto, o projeto ainda não saiu do papel e a Educação Básica segue sendo oferecida, no Brasil, apenas presencialmente.

Encontre uma bolsa de estudo e
comece a estudar com desconto!

O Educa Mais Brasil é o maior programa de inclusão educacional do país. Ao todo, são mais de 400 mil alunos beneficiados por todo o brasil. Você também pode fazer parte desta realidade! Encontre uma bolsa de estudo de até 70% e muda a história da sua vida!

Encontre sua bolsa

Buscando Bolsas de Estudo em:
Digite a cidade
BRUSQUE - SC
Prefere buscar por:
Digite a série

Deixe seu comentário sobre Educação Básica