Como Funciona
Escolha seu curso ou sérieRealize a busca e encontre sua bolsa de estudo para Escola ou Faculdade.
Realize sua pré-matrículaFaça sua pré-matrícula e estude com bolsa até o fim do curso.
Economize nas mensalidades Agora é só passar no processo seletivo e concluir sua matrícula.
Bolsas de Estudode até75%Faculdades e Escolas

Estude pagando menos! Inscreva-se gratuitamente.

Curso que deseja estudar
CARREIRA

É possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Veja como otimizar o tempo da sua formação
10/12/2018
É possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

A graduação é um passo importante para quem deseja construir uma carreira de sucesso. Com o intuito de complementar a sua formação, alguns estudantes sonham em realizar duas graduações ao mesmo tempo. Essa opção tornaria o currículo mais competitivo e otimizaria o período necessário a uma qualificação mais completa. No entanto, será que é possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo

A resposta para essa pergunta é simples: sim, é possível fazer duas graduações ao mesmo tempo. É possível e até mesmo comum que estudantes optem por realizar os cursos de forma simultânea. Entre os benefícios estão a capacitação para o mercado de trabalho e a ampliação da área de atuação. Apesar de ser uma escolha interessante, levar duas faculdades requer organização, planejamento e dedicação. Além disso, há algumas ressalvas para quem deseja seguir esse percurso. Confira algumas dúvidas comuns: 

Posso fazer duas faculdades públicas ao mesmo tempo? 


De acordo com a Lei 12.089 de 2009 o estudante não pode ocupar duas vagas simultaneamente em uma instituição pública. Ou seja, não é possível fazer dois cursos de graduação na mesma universidade ou em instituições distintas. 

É proibido uma mesma pessoa ocupar, na condição de estudante, simultaneamente, no curso de graduação, 2 (duas) vagas, no mesmo curso ou em cursos diferentes em uma ou mais de uma instituição pública de ensino superior em todo o território nacional.


A situação se repete para os interessados em fazer duas faculdades ao mesmo tempo pelo Prouni. Isso porque o Governo estabelece que só é permitido cursar a graduação em seus programas educacionais do ensino superior, como o Sisu e Prouni, caso o estudante não esteja matriculado em outro curso superior. O aluno pode realizar a matrícula e pleitear uma bolsa do Prouni mesmo estando matriculado em uma faculdade pública, mas, sendo aceito, deverá optar entre um dos cursos. Quem já está matriculado em uma faculdade particular pode concorrer ao Programa Universidade para Todos para conseguir uma bolsa parcial ou integral das mensalidades. No entanto, formados pelo Prouni não podem pleitear uma nova vaga pelo programa. 

Como fazer duas faculdades ao mesmo tempo?


Ingressar em um programa de dupla formação é uma opção para quem deseja realizar as duas graduações simultaneamente. O projeto foi criado em 2004 com o intuito de acelerar a formação dos estudantes que sonham em cursar as duas graduações. A dupla diplomação permite estudar as disciplinas comuns às duas áreas ao longo dos primeiros semestres para em seguida cursar as disciplinas específicas de cada uma das formações. O projeto, no entanto, é destinado à áreas que são consideradas complementares e possuem alguma relação entre si, como Administração e Contabilidade, Engenharia Civil e Arquitetura, Administração e Economia, entre outras.

Se você já cursa uma faculdade pública, ou até mesmo uma particular, pode optar pela segunda graduação através de uma bolsa de estudo do Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país. Para isso, basta realizar a sua inscrição no site www.educamaisbrasil.com.br para ter descontos de até 70% nas mensalidades. 

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva

Mais Notícias

Ética na contabilidade: entenda a importância para a profissão

Como a postura adotada pelos profissionais pode contribuir com a carreira


Imaginar, criar e pôr em forma

Hoje (5) é o dia nacional do Designer: conheça a profissão que alia criatividade e técnica para solucionar um problema


Como é a pós-graduação em Enfermagem em Nefrologia?

Profissionais cuidam de pacientes com problemas renais


Qual é o salário de um auditor fiscal?

Saiba como é a carreira na área de auditoria fiscal


Posso fazer estágio na pós-graduação?

Saiba mais sobre o estágio para nível superior


Deixe seu comentário sobre esta notícia