O esforço para disfarçar a exaustão do trabalho tem nome: Síndrome do Pato Flutuante. A aparente facilidade que oculta todo o esforço feito para produzir é um fenômeno psicológico que acomete profissionais de diferentes idades e níveis de experiência. O termo faz referência aos esforços ocultos que os patos fazem para nadar. Essa atitude pode impactar profundamente a saúde mental e o bem-estar.
O que é a Síndrome do Pato Flutuante?
A Síndrome do Pato Flutuante é uma metáfora ao esforço que os patos fazem para se movimentar sobre as águas e que, ao olhar dos humanos, eles mantêm uma aparência tranquila.
Dessa forma, os afetados pela síndrome são pessoas que se esforçam para apresentar uma imagem de sucesso, realização e tranquilidade, enquanto lutam contra o estresse interno, ansiedade e insegurança.
O termo foi cunhado pela Universidade de Stanford e ganhou destaque nos círculos acadêmicos antes de chegar ao ambiente corporativo.
O que causa a Síndrome do Pato Flutuante?
O esforço para se destacar ao mesmo tempo em que esconde as lutas e o estresse é a maior causa da Síndrome do Pato Flutuante. Segundo pesquisadores, esse malabarismo pode fazer com que o trabalho árduo e as lutas internas passem despercebidos, levando a um desequilíbrio entre o esforço investido e as recompensas.
Impactos da Síndrome do Pato Flutuante para a carreira
Assim como os patos, as pessoas com essa condição se esforçam demasiadamente para desempenhar suas tarefas, escondendo a tensão que acompanha. Logo, esse disfarce tem um custo: a sobrecarga mental. Embora essa estratégia possa resultar em vitórias aparentes, deixa o profissional com muitas expectativas não realizadas.
A pressão para passar uma imagem de competência e força, mesmo quando se está enfrentando dificuldades internas acrescenta peso na situação podendo levar ao desequilíbrio emocional. Além disso, o isolamento social, comum entre pessoas que sofrem com essa síndrome, causa bloqueios e dificulta a capacidade de lidar com a situação de forma eficaz.
Invista na carreira em 2024 com bolsa de estudo
Pessoas com ensino superior completo têm maiores chances de conseguir empregos com melhores salários. Para investir na sua carreira, conte com o Educa Mais Brasil. Em parceria com as melhores instituições de ensino, o Educa disponibiliza bolsas de estudo com desconto de até 85% nas mensalidades de cursos de graduação e pós-graduação.
Para garantir a sua bolsa de estudo ainda nesse ano, acesse agora o site do Educa, confira as opções do seu interesse e faça a pré-matrícula on-line.
Invista na sua carreira e aumente as chances de ter um emprego melhor