1

Sua mochila está vazia!

Bolsas de Estudode até75%Faculdades e Escolas

Estude pagando menos! Inscreva-se gratuitamente.

Curso que deseja estudar
FIES

Entenda o que são as modalidades do Novo Fies

Programa oferta três diferentes tipos de categorias
Entenda o que são as modalidades do Novo Fies

A busca por uma vaga na universidade seja ela pública ou privada é a meta de muitos jovens e adultos brasileiros. Com o diploma de nível superior as oportunidades são maiores para enfrentar o mercado de trabalho que está pedindo, cada vez mais, qualificação em seus candidatos. O Fundo de Financiamento Estudantil do governo federal, Fies, é uma das alternativas, mas com as mudanças recorrentes no programa, você sabe se tem direito a concorrer ao benefício e em qual modalidade se enquadra? 

Com o Novo Fies foram criadas três diferentes categorias de financiamento:

Na primeira modalidade, o novo Fies oferta vagas com juros zero para os estudantes que tenham uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, que funciona com um fundo garantidor com recursos da União, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, com parcelas de, no máximo, 10% de sua renda mensal.

A segunda modalidade tem como fonte de recursos fundos constitucionais regionais, para alunos com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos. Essas vagas são destinadas para candidatos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A terceira modalidade de financiamento, denominada P-Fies, é destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos, Essa modalidade funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e ainda, com os recursos dos Bancos privados participantes.

Não se enquadra no público-alvo do programa?

Apesar de ofertar muitas vagas para faculdades privadas brasileiras, o Fies possui algumas regras para participação que, além do critério socioeconômico exige que os candidatos tenham feito ao menos uma edição do Enem a partir de 2010. Se você não se encaixa nesse perfil, mas não tem condições de pagar os valores integrais das mensalidades de uma faculdade, conquiste uma bolsa de estudo com o Educa Mais Brasil.

O programa não exige o Enem e nem renda familiar mínima, os descontos podem chegar até 70% e os candidatos apenas precisam poder pagar a parte não coberta pelo benefício, por exemplo, com uma bolsa de 50% é preciso pagar os outros 50% das mensalidades a instituição de ensino. Quer conseguir a sua? Acesse www.educamaisbrasil.com.br e faça a sua inscrição gratuita.

Fonte: Géssica Santos - Educa Mais Brasil

Mais Notícias

Quem for selecionado deverá comprovar as informações prestadas na inscrição entre os dias 7 e 8 de maio


Os candidatos interessados têm até o dia 29 de abril para se inscrever no processo seletivo, que oferece mais de 112 mil vagas


Quem for chamado precisa ficar atento: a complementação da inscrição deve ser feita no site do Fies Seleção, em até três dias úteis após a convocação


Pré-selecionados da chamada única do fies têm até hoje (21) para complementar as informações necessárias para a inscrição


Para conferir se você foi pré-selecionado basta acessar o portal único de acesso ao ensino superior, na aba ‘’cronograma’’, clique em ‘’resultado’’


Deixe seu comentário sobre esta notícia