Apesar de ser uma profissão importante para a política internacional, ainda há dúvidas sobre o que é um diplomata e o que esse profissional faz. A diplomacia visa estabelecer uma política amigável e pacífica entre os diferentes governos. Para isso, utiliza de intermediários que defendem um ponto em comum entre os interesses dos Estados. Esse profissional é denominado Diplomata.
O que faz um diplomata?
A (o) diplomata tem como principal missão negociar, informar e representar os interesses econômicos, políticos e sociais de uma nação. O profissional atua como representante do seu país em outra nação, informa sobre a situação vigente e negocia em nome do Estado que representa.
O diplomata deve estar bem informado sobre o país em que atua, construir uma rede de contatos para promover os interesses comerciais e apoiar brasileiros que passem por determinadas situações em países estrangeiros. O profissional pode trabalhar no Brasil ou em outras nações. É bastante comum que a profissão exija viagens contínuas, já que o diplomata pode trocar de localidade a cada quatro anos.
Como ser um diplomata?
Não há um curso específico para ser diplomata. A profissão exige o ensino superior, mas a seleção de novos profissionais acontece por meio do concurso público para ser diplomata. O curso de Relações Internacionais e a graduação em Direito são as preferências dos estudantes que desejam atuar como diplomatas.
O processo é dividido em quatro etapas e exige bastante preparo do candidato. São provas objetivas e escritas que analisam os conhecimentos sobre geografia, história, direito, economia, política internacional e ao menos dois idiomas.
Agora que você já sabe o que é diplomata, conta pra gente aí nos comentários se essa é a carreira que você deseja seguir.