Muitos estudantes se sentem pressionados a ingressarem em uma faculdade por estarem próximos de concluírem o ensino médio. Ao se deparar com o seu nome na lista de aprovados do curso de Graduação escolhido, é comum sentir receio sobre todas as novidades que irá encontrar. Mas, são mudanças naturais e demoram pouco tempo para fazer parte da nova rotina.
Para entender a diferença entre a escola e a faculdade, é preciso observar as características distintas da rotina de cada uma dessas etapas da vida de estudante. Por isso, destacamos aqui as três principais mudanças na rotina do estudante que está saindo do ensino médio para o superior. Confira:
1 – Horário das aulas
Diferente do colégio, na faculdade é muito mais difícil manter um calendário rigoroso de estudos. Você pode ter aulas durante a tarde, workshops e palestras aos finais de semana, entre outras atividades. No entanto, tente manter uma rotina de estudos, para que você não perca o foco nas matérias. Seja organizado e tenha responsabilidades, pois a faculdade é um treinamento para a sua carreira profissional.
2 – Grupos de estudo
É bem comum ter grupos de estudo em universidades, que são fundamentais para conhecer pessoas que poderão ter maior ou menor facilidade em algumas disciplinas. Incentive a criação de grupos de estudo, para gerar um ambiente em que as pessoas possam tirar as suas dúvidas. Além disso, manter um bom relacionamento com os colegas de faculdade é ideal para alimentar o seu networking.
3 – Professores
Na faculdade, pode acontecer de você não ser tão íntimo com o seu professor como quando você era no colégio. No entanto, durante a graduação é muito importante que o professor te conheça muito bem, além de ser mais fácil tirar dúvidas e aprender mais, o bom relacionamento com os professores aumenta a sua rede de contatos, e eles podem te ajudar com indicações para estágios e, no futuro, alguma vaga de emprego.
Teste vocacional gratuito
Está terminando o ensino médio, mas não sabe ainda qual curso de Graduação escolher? Esse pode ser o primeiro grande desafio que alguns estudantes precisam enfrentar antes de ingressarem na vida universitária. Nesse cenário, descobrir a sua vocação profissional é o melhor caminho para acertar na escolha de uma carreira, pois leva em conta a sua personalidade.
O teste vocacional é um instrumento que identifica a compatibilidade da pessoa com as áreas existentes no mercado de trabalho e o seu perfil motivacional. Dessa forma, há mais chances de realização profissional evitando perdas com mudanças de curso ou abandono de carreira. O Educa Mais Brasil conta com essa ferramenta gratuita em seu site, que levam em consideração diversos fatores, como objetivos profissionais e realizações pessoais. Aproveite essa oportunidade!